quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sete desafios estratégicos e quatro questões-chave no programa do PS

Aqui vos deixo a notícia inserta no jornal "Negócios Online" de hoje, sobre a apresentação do programa do Partido Socialista para as eleições de 5 de Junho de 2011.

28 Abril 2011 09:44
Elisabete Miranda - elisabetemiranda@negocios.pt

...........................///.........................



Além da promessa de consolidação das contas públicas, o PS elege também o relançamento do crescimento económico como uma das suas prioridades de acção.
O caminho para lá chegar passa pela concretização de sete desafios estratégicos e quatro questões-chave.

Aumentar escolarização

Aumentar a taxa de escolarização dos jovens e o reforço das qualificações dos Portugueses, com o apoio da requalificação do parque escolar é o primeiro desafio assumido no programa eleitoral.

Prosseguir aposta nas energias renováveis

A aposta nas renováveis é para manter, para aumentar a eficiência energética, reduzir a dependência externa da economia nacional que importa a maior parte da energia, e consolidar um "cluster" industrial nacional.

Apoiar exportações

Com as exportações a liderarem a esperança da recuperação económica, o PS reafirma uma já consensual aposta e apoio ao sector exportador, de forte incorporação nacional. Em termos sectoriais são destacados os bens transaccionáveis e "áreas grande potencial para o nosso desenvolvimento, como o mar, as energias renováveis, a fileira florestal e agro-alimentar, o turismo".

Investir na ciência

"O investimento na Ciência, acompanhada da intensificação da articulação entre os sistemas de conhecimento e a inovação e a modernização tecnológica das empresas" é vital para reforçar a competitividade nacional. É, por isso, outro desafio estratégico.

Avançar na agenda digital

O PS quer assegurar que todo o território nacional fica coberto pelas redes de nova geração para o acesso à internet de alta velocidade.

Simplificação e modernização administrativas

Na senda dos programas "Simplex" que já lançou nos mandatos anteriores, José Sócrates propõe-se a prosseguir o esforço de desburocratização e simplificação das relações entre o Estado e os cidadãos. São prometidos mais programas, noutras áreas, e o aprofundamento dos já existentes.
Justiça e competitividade

A agilização da acção executiva, um dos cancros do sistema de justiça, é promessa eleitoral de Sócrates. Trata-se de medidas que já tinham sido apresentadas mas não foram concretizada, como a aceleração da execução de créditos e a cobrança de dívidas e a mais ágil liquidação de empresas em situação de insolvência e o pagamento aos seus credores.

Reforçar Cuidados de saúde

Fica ainda a promessa de "consolidar e qualificar as redes de cuidados de saúde e das redes de equipamentos sociais, para o reforço da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e das instituições de apoio social".

Inserção de jovens na vida activa

Para combater a elevada taxa de desemprego e de precarização dos jovens, propõe-se a intensificação de programas de estágio, de formação e um combate aos falsos recibos verdes. Recupera-se ainda a promessa de desbloquear os mecanismos de regulação profissional impeditivos das entradas dos jovens na vida profissional.

Reabilitação urbana

Recuperam-se as medidas que já tinham sido anunciadas, entre as quais incentivos à reabilitação e a simplificação das condições para realojamento dos inquilinos, quando isso seja necessário para fazer obras em imóveis arrendados.

Reorganizar o estado e sistema político

Volta o compromisso de um empenho na regionalização, e da revisão das leis para o Parlamento e as autarquias locais, sem distorcer a representatividade.
 
...........................///..........................