segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Portugal é líder online

Sem comentários e para conhecimento dos meus leitores, junto notícia inserta no jornal "Correio da Manhã" de hoje, sobre os serviços online em Portugal e na União Europeia.

......................///.......................
Portugal é primeiro país da União Europeia (UE) em sofisticação e disponibilidade de serviços públicos online.

É o que atesta um relatório da Comissão Europeia que hoje será revelado.



Texto e foto in Correio da Manhã (versão online) de 0h30 de 2011/02/21

Por: Manuela Teixeira

Segundo o estudo do ‘eGov Benchmark’ referente a 2010, o programa Governo Electrónico consegue atingir os 100% nos seus serviços públicos online dirigidos a cidadãos e empresas, com valores acima da UE.

O documento, a que o CM teve acesso, refere a evolução nos últimos seis anos, revelando que Portugal passou de uma posição abaixo da média europeia para a liderança.

No relatório de 2004, Portugal estava na 16ª posição em matéria de disponibilidade e na 14ª no nível de sofisticação. Em 2005, antes do arranque do Plano Tecnológico, Portugal apresentava um nível de disponibilidade de 40% e um nível de sofisticação de 68%.

Entre os 27 da União Europeia, Irlanda, Malta, Áustria e Suécia são os outros países que apresentam também níveis máximos de eficiência.

Portugal conquista o topo da lista na soma dos melhores resultados em todos os parâmetros. O relatório da Comissão Europeia destaca a eficácia Cartão de Cidadão, da Empresa Online, a declaração electrónica de impostos e os serviços da Segurança Social.

O programa Simplex, lançado em 2007, é também referido no estudo, como uma medida que alargou a disponibilidade dos serviços administrativos via internet.

...

.........................///......................