quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sete desafios estratégicos e quatro questões-chave no programa do PS

Aqui vos deixo a notícia inserta no jornal "Negócios Online" de hoje, sobre a apresentação do programa do Partido Socialista para as eleições de 5 de Junho de 2011.

28 Abril 2011 09:44
Elisabete Miranda - elisabetemiranda@negocios.pt

...........................///.........................



Além da promessa de consolidação das contas públicas, o PS elege também o relançamento do crescimento económico como uma das suas prioridades de acção.
O caminho para lá chegar passa pela concretização de sete desafios estratégicos e quatro questões-chave.

Aumentar escolarização

Aumentar a taxa de escolarização dos jovens e o reforço das qualificações dos Portugueses, com o apoio da requalificação do parque escolar é o primeiro desafio assumido no programa eleitoral.

Prosseguir aposta nas energias renováveis

A aposta nas renováveis é para manter, para aumentar a eficiência energética, reduzir a dependência externa da economia nacional que importa a maior parte da energia, e consolidar um "cluster" industrial nacional.

Apoiar exportações

Com as exportações a liderarem a esperança da recuperação económica, o PS reafirma uma já consensual aposta e apoio ao sector exportador, de forte incorporação nacional. Em termos sectoriais são destacados os bens transaccionáveis e "áreas grande potencial para o nosso desenvolvimento, como o mar, as energias renováveis, a fileira florestal e agro-alimentar, o turismo".

Investir na ciência

"O investimento na Ciência, acompanhada da intensificação da articulação entre os sistemas de conhecimento e a inovação e a modernização tecnológica das empresas" é vital para reforçar a competitividade nacional. É, por isso, outro desafio estratégico.

Avançar na agenda digital

O PS quer assegurar que todo o território nacional fica coberto pelas redes de nova geração para o acesso à internet de alta velocidade.

Simplificação e modernização administrativas

Na senda dos programas "Simplex" que já lançou nos mandatos anteriores, José Sócrates propõe-se a prosseguir o esforço de desburocratização e simplificação das relações entre o Estado e os cidadãos. São prometidos mais programas, noutras áreas, e o aprofundamento dos já existentes.
Justiça e competitividade

A agilização da acção executiva, um dos cancros do sistema de justiça, é promessa eleitoral de Sócrates. Trata-se de medidas que já tinham sido apresentadas mas não foram concretizada, como a aceleração da execução de créditos e a cobrança de dívidas e a mais ágil liquidação de empresas em situação de insolvência e o pagamento aos seus credores.

Reforçar Cuidados de saúde

Fica ainda a promessa de "consolidar e qualificar as redes de cuidados de saúde e das redes de equipamentos sociais, para o reforço da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e das instituições de apoio social".

Inserção de jovens na vida activa

Para combater a elevada taxa de desemprego e de precarização dos jovens, propõe-se a intensificação de programas de estágio, de formação e um combate aos falsos recibos verdes. Recupera-se ainda a promessa de desbloquear os mecanismos de regulação profissional impeditivos das entradas dos jovens na vida profissional.

Reabilitação urbana

Recuperam-se as medidas que já tinham sido anunciadas, entre as quais incentivos à reabilitação e a simplificação das condições para realojamento dos inquilinos, quando isso seja necessário para fazer obras em imóveis arrendados.

Reorganizar o estado e sistema político

Volta o compromisso de um empenho na regionalização, e da revisão das leis para o Parlamento e as autarquias locais, sem distorcer a representatividade.
 
...........................///..........................

segunda-feira, 25 de abril de 2011

"EU CONHEÇO UM PAÍS..."

Remeteram-me recentemente um mail com o texto abaixo, pertensamente, da autoria do Director-Adjunto do jornal Expresso, Nicolau Santos, que vos deixo para vossa leitura.

........................///................................

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende no exterior para dezenas de mercados.

Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito leve que já ganhou prémios internacionais.

Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.

Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa.

Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia através das ondas do mar e do vento.

Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os de toda a EU.

Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PMES.

Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.

Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para o mercado mundial.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.

Eu conheço um país que produz um vinho que em duas provas ibéricas superou vários dos melhores vinhos espanhóis.

Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis.

Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade pelo Mundo.

Eu Luís Pirão, acrescento mais uns pontos à lista do Nicolau Santos:

Eu conheço um país que é segundo em net de banda larga na Europa.

Eu conheço um país que tem uma capital com eventos culturais fantásticos que fazem frente a qualquer cidade do mundo. Que tem potencialidades turísticas ilimitadas com restaurantes para todas as carteiras e com comida deliciosa, assim como alojamento para todas as bolsas e de razoável qualidade. Basta ir a Londres e ver toda a gente a comer sandwiches no jardim pois a alimentação atingiu preços exorbitantes nos restaurantes.

Eu conheço um país com uma história ímpar que ligou todos os continentes comercialmente pela primeira vez na história da humanidade no século XVI.

Eu conheço um país que tem a sua selecção de futebol neste mês de Maio no 3.º lugar do ranking mundial em mais de 200 nações, só o Brasil e a Espanha estão à frente com poucos pontos de diferença.

Eu conheço um país que conquistou meio mundo no século XVI com base no respeito pelos outros povos, com base nas trocas comerciais, com base na diplomacia.

Eu conheço um país que venceu os seus compatriotas espanhóis pela força de vontade de um homem chamado Nuno Álvares Pereira e que permitiu a paz para a nação se lançar nos descobrimentos marítimos.

Eu José Lopes, acrescento mais uns pontos à lista do Nicolau Santos e do Luís Pirão:

Eu conheço um País que está a criar um medicamento que previne e combate a obesidade.

Eu conheço um País que produz os melhores sapatos do mundo.

Eu conheço um País que produz os fatos usados na Fórmula 1 e nos astronautas da NASA.

Eu conheço um País que produz o melhor software de GPS do mundo.

Eu conheço um País que faz os melhores lasers do mundo, utilizados na medicina e na indústria aeroespacial.

Eu conheço um País que tem um monumento que tem 6 orgãos, sendo o único no mundo (Convento Mafra).

Eu conheço um País que produz os adereços utilizados pela indústria cinematográfica de Hollywood.

Eu conheço um País que tem a maior variedade gastronómica do mundo.

Eu conheço um País que criou a única palete de cores para leitura de daltónicos.

O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país aquele em que vive...

PORTUGAL !!!

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo, Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo.

Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Vodafone Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em Portugal um sistema que permite quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os estabelecimentos da cadeia em todo o mundo).

É este o País de sucesso em que também vivemos, mas nós só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso. É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso.

Vamos mudar a nossa mentalidade para ajudarmos o nosso país que tanto precisa de nós, vamos dar o primeiro passo e falar coisas positivas e optimistas.

.....................///.....................

quarta-feira, 30 de março de 2011

ENCONTRO DE ACTUAIS E ANTIGOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS DE ESTREMOZ


A 23 de Abril (Sábado de Páscoa)
(por altura da FIAPE, com Almoço Convívio)

Preços do Almoço:

Adultos: 18,00 €
Menores dos 6 aos 12 anos: 9,00 €
Crianças até aos 5 anos: Grátis

Inscrições: mail:


ou

Telemóveis: 967008000 ou 963520369

Devem indicar:
Nº Total de Presenças (nº de Adultos, nº de Menores de 6 a 11 anos, nº de Crianças até aos 5 anos) e Eventual interesse em compartilharem a Mesa do Almoço com outro(a) Colega.

Inscrições até dia 16/4.

Atenção: Devem confirmar a vossa presença para os contactos indicados mais acima, com antecedência, dado que o número de lugares da sala é limitado.

Iniciamos o nosso encontro com uma concentração junto à Escola, pelas 10 horas, a que se seguirá uma visita guiada à mesma (NÃO A VÃO RECONHECER).

O Almoço Convívio começa às 12,30 horas, no Restaurante João do Cantinho.

O encontro é aberto a todos os antigos e actuais alunos, professores e funcionários das Escolas de Estremoz (incluindo os respectivos familiares), incluindo o antigo Colégio de S. Joaquim.

Compareçam a este reencontro de amigos e colegas, com quem passaram alguns dos melhores anos da vossa vida.

Divulguem esta nota por todos os vossos contactos (telefone, fax, email, facebook, twiter, hi5, "passa palavra" ou outro meio).

Os colegas que têm a seu cargo a organização deste evento são: Álvaro Ramos, António Mourato, José Capitão Pardal, Leonel Paínho, Luís Eustáquio, Manuel Gato e Paulo Borda de Água.

sábado, 19 de março de 2011

Muerte y resurrección de Keynes

Muita atenção à explicação/lição do Prof. Pavón.

Para compreendermos melhor a situação em que nos encontramos e as razões da falta de respostas para os problemas económicos que nos são colocados, como o desemprego e outros.

Situações novas para as quais a ciência económica ainda não encontrou respostas contundentes.

.....................///........................

 
 
....................///.........................

quinta-feira, 17 de março de 2011

CARTA ABERTA A TODOS NÓS, PAIS e MÃES

Recomendo a todos a leitura total desta "CARTA ABERTA A TODOS NÓS, PAIS e MÃES", apresentada na página do Facebook, de João Duarte Barbosa.

Eu, que sou da sua geração, compreendo perfeitamente as suas palavras e entendo que, de tanto que quisemos dar aos nossos filhos, não os preparámos devidamente, para enfrentarem as dificuldades que hoje têm pela frente.

................///.....................




(texto disponibilizado pela minha filha Paula de 37 anos)


Geração à Rasca - A Nossa Culpa

Um dia, isto tinha de acontecer.

Existe uma geração à rasca?

Existe mais do que uma!

Certamente!

Está à rasca a geração dos pais que educaram os seus meninos numa abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades e escondendo-lhes as agruras da vida.

Está à rasca a geração dos filhos que nunca foram ensinados a lidar com frustrações.

A ironia de tudo isto é que os jovens que agora se dizem (e também estão) à rasca são os que mais tiveram tudo.

Nunca nenhuma geração foi, como esta, tão privilegiada na sua infância e na sua adolescência.

E nunca a sociedade exigiu tão pouco aos seus jovens como lhes tem sido exigido nos últimos anos.

Deslumbradas com a melhoria significativa das condições de vida, as últimas gerações vingaram-se das dificuldades em que foram criadas, no antes ou no pós 1974, e quiseram dar aos seus filhos o melhor.

Ansiosos por sublimar as suas próprias frustrações, os pais investiram nos seus descendentes: Proporcionaram-lhes os estudos que fazem deles a geração mais qualificada de sempre (já lá vamos...).

Deram-lhes uma vida desafogada, mimos e mordomias, entradas nos locais de diversão.

Deram-lhes cartas de condução e 1º automóvel, depósitos de combustível cheios, dinheiro no bolso para que nada lhes faltasse.

Mesmo quando as expectativas de primeiro emprego saíram goradas, a família continuou presente, a garantir aos filhos, cama, mesa e roupa lavada.

Durante anos, acreditaram estes pais e estas mães estar a fazer o melhor.

O dinheiro ia chegando para comprar (quase) tudo, quantas vezes em substituição de princípios e de uma educação para a qual não havia tempo, já que ele era todo para o trabalho, garante do ordenado com que se compra (quase) tudo.

E éramos (quase) todos felizes.

Depois, veio a crise, o aumento do custo de vida, o desemprego, ...

A vaquinha emagreceu, feneceu, secou.

Foi então que os pais ficaram à rasca.

Os pais à rasca não vão a um concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome fiado.

Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a pais.

São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração.

São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ser obrigados a dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que, por isso, eles não suportam, nem compreendem.

Porque eles têm direitos, porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas,porque lhes disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que já ninguém lhes pode dar!

A sociedade colhe assim hoje os frutos do que semeou durante pelo menos duas décadas.

Eis agora uma geração de pais impotentes e frustrados.

Eis agora uma geração jovem altamente qualificada, que andou muito por escolas e universidades mas que estudou pouco e que aprendeu e sabe na proporção do que estudou.

Uma geração que colecciona diplomas com que o país lhes alimenta o ego insuflado, mas que são uma ilusão, pois correspondem a pouco conhecimento teórico e a duvidosa capacidade operacional.

Eis uma geração que vai a toda a parte, mas que não sabe estar em sítio nenhum.

Uma geração que tem acesso a informação sem que isso signifique que é informada.

Uma geração dotada de trôpegas competências de leitura e interpretação da realidade em que se insere.

Eis uma geração habituada a comunicar por abreviaturas e frustrada por não poder abreviar do mesmo modo o caminho para o sucesso.

Uma geração que deseja saltar as etapas da ascensão social à mesma velocidade que queimou etapas de crescimento.

Uma geração que distingue mal a diferença entre emprego e trabalho, ambicionando mais aquele do que este, num tempo em que nem um nem outro abundam.

Eis uma geração que, de repente, se apercebeu que não manda no mundo como mandou nos pais e que agora quer ditar regras à sociedade como as foi ditando à escola, alarvemente e sem maneiras.

Eis uma geração tão habituada ao muito e ao supérfluo que o pouco não lhe chega e o acessório se lhe tornou indispensável.

Eis uma geração consumista, insaciável e completamente desorientada.

Eis uma geração preparadinha para ser arrastada, para servir de montada a quem é exímio na arte de cavalgar demagogicamente sobre o desespero alheio.

Há talento e cultura e capacidade e competência e solidariedade e inteligência nesta geração?

Claro que há.

Conheço uns bons e valentes punhados de exemplos!

Os jovens que detêm estas capacidades-características não encaixam no retrato colectivo, pouco se identificam com os seus contemporâneos, e nem são esses que se queixam assim (embora estejam à rasca, como todos nós).

Chego a ter a impressão de que, se alguns jovens mais inflamados pudessem, atirariam ao tapete os seus contemporâneos que trabalham bem, os que são empreendedores, os que conseguem bons resultados académicos, porque, que inveja!, que chatice!, são betinhos, cromos que só estorvam os outros (como se viu no último Prós e Contras) e, oh, injustiça!, já estão a ser capazes de abarbatar bons ordenados e a subir na vida.

E nós, os mais velhos, estaremos em vias de ser caçados à entrada dos nossos locais de trabalho, para deixarmos livres os invejados lugares a que alguns acham ter direito e que pelos vistos - e a acreditar no que ultimamente ouvimos de algumas almas - ocupamos injusta, imerecida e indevidamente?!!!

Novos e velhos, todos estamos à rasca.

Apesar do tom desta minha prosa, o que eu tenho mesmo é pena destes jovens.

Tudo o que atrás escrevi serve apenas para demonstrar a minha firme convicção de que a culpa não é deles.

A culpa de tudo isto é nossa, que não soubemos formar nem educar, nem fazer melhor, mas é uma culpa que morre solteira, porque é de todos, e a sociedade não consegue, não quer, não pode assumi-la.

Curiosamente, não é desta culpa maior que os jovens agora nos acusam.

Haverá mais triste prova do nosso falhanço?

Pode ser que tudo isto não passe de alarmismo, de um exagero meu, de uma generalização injusta.

Pode ser que nada/ninguém seja assim.

Pode ser...

.........................///........................

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CARNAVAL DE ESTREMOZ - 2011

Realizam-se nos próximos dias 6 e 8 de Março, pelas 15 horas, os desfiles do CARNAVAL DE ESTREMOZ - 2011.

Não faltem.

Foto: Carnaval de Estremoz - 2009 (José Capitão Pardal)

Caros amigos e leitores

Aproveitem o fim de semana, desloquem-se a Estremoz e acompanhem o seu Carnaval.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Portugal é líder online

Sem comentários e para conhecimento dos meus leitores, junto notícia inserta no jornal "Correio da Manhã" de hoje, sobre os serviços online em Portugal e na União Europeia.

......................///.......................
Portugal é primeiro país da União Europeia (UE) em sofisticação e disponibilidade de serviços públicos online.

É o que atesta um relatório da Comissão Europeia que hoje será revelado.



Texto e foto in Correio da Manhã (versão online) de 0h30 de 2011/02/21

Por: Manuela Teixeira

Segundo o estudo do ‘eGov Benchmark’ referente a 2010, o programa Governo Electrónico consegue atingir os 100% nos seus serviços públicos online dirigidos a cidadãos e empresas, com valores acima da UE.

O documento, a que o CM teve acesso, refere a evolução nos últimos seis anos, revelando que Portugal passou de uma posição abaixo da média europeia para a liderança.

No relatório de 2004, Portugal estava na 16ª posição em matéria de disponibilidade e na 14ª no nível de sofisticação. Em 2005, antes do arranque do Plano Tecnológico, Portugal apresentava um nível de disponibilidade de 40% e um nível de sofisticação de 68%.

Entre os 27 da União Europeia, Irlanda, Malta, Áustria e Suécia são os outros países que apresentam também níveis máximos de eficiência.

Portugal conquista o topo da lista na soma dos melhores resultados em todos os parâmetros. O relatório da Comissão Europeia destaca a eficácia Cartão de Cidadão, da Empresa Online, a declaração electrónica de impostos e os serviços da Segurança Social.

O programa Simplex, lançado em 2007, é também referido no estudo, como uma medida que alargou a disponibilidade dos serviços administrativos via internet.

...

.........................///......................

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Rim 2011: Proteja os seus rins, salve o seu coração

Por se tratar de um assunto de interesse geral, nomeadamente, para aqueles que já têm problemas ao nível da função renal, aqui vos deixo a notícia inserta no "CiênciaPT".

........................///.........................


Escrito por CienciaPT

09-Feb-2011

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia assinala, no dia 10 de Março, o Dia Mundial do Rim, este ano subordinado ao tema “Proteja os seus rins, salve o seu coração”, focando a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares. Esta ligação, reconhecida por ser tão importante, sublinha que os indivíduos que sofrem de doença renal crónica estão mais susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares complicadas, nomeadamente o enfarte do miocárdio.

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia irá levar a cabo diversas iniciativas por todo o país, nomeadamente acções de sensibilização em escolas e universidades seniores, de modo a alertar a população para o problema da doença renal crónica. Em todo o mundo, mais de cem Países vão assinalar a efeméride.

Uma das principais funções dos rins, que se assemelha à função de um filtro, consiste na “limpeza” do sangue dos resíduos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo (metabolismo). Mas, para além disso, têm uma função muito importante na regulação da quantidade de água e sal, no controlo da tensão arterial, na quantidade de sangue produzida pela medula óssea, na produção de vitamina D e, de uma forma geral, no equilíbrio das funções endócrinas do corpo.

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica, considerando qualquer uma das suas cinco fases ou estádios de evolução.

A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação. Na fase mais avançada da evolução da doença, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante.

Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal, e por esse motivo já a necessitar de diálise, ou, nos casos em que isso é possível, de serem transplantados. Em Portugal existem actualmente cerca de dezasseis mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

......................///.....................

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Petição Pela Construção da Variante de Estremoz do IP2

Caros amigos

Não esqueçam

Petição Pela Construção da Variante de Estremoz do IP2
http://www.peticaopublica.com/

PELA CONSTRUÇÃO DA VARIANTE A ESTREMOZ DO IP2/EN 18



• Os estremocenses esperam há muitos anos pela construção da Variante de Estremoz ao IP2/EN18 que tarda.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Portugueses criam bateria de papel que se carrega com... água

Portugueses criam bateria de papel que se carrega com... água
In Exame Informática
O Centro de Investigação de Materiais (Cenimat) já tinha ficado famoso por criar transístores, ecrãs e memórias em papel. Agora, é a chegada a hora de anunciar o desenvolvimento de baterias de papel que armazenam energia a partir da água.

Elvira Fortunato nos laboratórios do Cenimat
Foto Expresso

O desenvolvimento das baterias de papel é apenas mais um passo de um projeto que visa desenvolver dispositivos eletrónicos compostos na totalidade por papel e derivados.

De acordo com os investigadores do Cenimat (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa), esta inovação pode ser usada para a produção de tablets, computadores, telemóveis, consolas, ou dispositivos da área da medicina (pacemakers ou pele eletrónica).

De resto, a tecnologia ainda não saiu do laboratório - e tudo indica que outras aplicações serão descobertas quando chegar ao circuito comercial.

As novas baterias de papel podem obter energia a partir do vapor de água que se encontra na atmosfera. A equipa de investigadores liderada por Elvira Fortunato e Rodrigo Martins refere ainda que o processo de carregamento é automaticamente iniciado nos locais com mais de 40% de humidade na atmosfera (o que acontece na maior parte do ano nos países mediterrânicos).

Pode ler mais detalhes sobre esta solução na edição do Expresso com o simples contacto com que vai hoje para as bancas. No site do semanário pode ver um vídeo sobre o desenvolvimento destas baterias inovadoras.
...................///..................

domingo, 16 de janeiro de 2011

"A DEVIDA COMÉDIA" - Será mesmo assim?!...

Por estes dias houve um amigo, daqueles com quem troco uns "mails", que me ajudam a perceber o que se passa em meu redor, me remeteu o que aqui vos deixo e me deixou deveras pensativo e preocupado, para quem como eu sempre valorizou as "juventudes" e sempre acreditou que foram os "homens de amanhã", em todos os tempos, a transformar o mundo para melhor, partilhando e desenvolvendo novas ideias e novos saberes.
Pergunto: Será mesmo assim?!...
Estaremos a contribuir para que assim seja?!...
Ainda estaremos, pais, avós, familiares, professores, a tempo de emendar a mão?!...
Aos meus leitores deixo o desafio: Façam uma análise ao vosso comportamento, ao papel que têm desempenhado na educação do vosso filho, neto, educando e verifiquem qual o sentido da vossa actuação!...
Eu já fiz a minha e não estou muito certo que sempre tenha seguido o melhor caminho.
Está na altura de corrigir o que é passível de corrigir.
Ao contrário do que possam pensar, os nossos filhos, netos, educandos, agradecer-nos-ão um dia...

O texto intitulado "A DEVIDA COMÉDIA" parece ser da autoria do jornalista da Visão, Miguel Carvalho.

.....................///.....................

Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo

Criancinhas

A criancinha quer Playstation. A gente dá.
A criancinha quer estrangular o gato. A gente deixa.
A criancinha berra porque não quer comer a sopa. A gente elimina-a da ementa e acaba tudo em festim de chocolate.
A criancinha quer bife e batatas fritas. Hambúrgueres muitos. Pizzas, umas tantas. Coca-Colas, às litradas. A gente olha para o lado e ela incha.
A criancinha quer camisola adidas e ténis nike. A gente dá porque a criancinha tem tanto direito como os colegas da escola e é perigoso ser diferente.
A criancinha quer ficar a ver televisão até tarde. A gente senta-a ao nosso lado no sofá e passa-lhe o comando.
A criancinha desata num berreiro no restaurante. A gente faz de conta e o berreiro continua.
Entretanto, a criancinha cresce. Faz-se projecto de homem ou mulher.

Desperta.

É então que a criancinha, já mais crescida, começa a pedir mesada, semanada, diária. E gasta metade do orçamento familiar em saídas, roupa da moda, jantares e bares.
A criancinha já estuda. Às vezes passa de ano, outras nem por isso. Mas não se pode pressioná-la porque ela já tem uma vida stressante, de convívio em convívio e de noitada em noitada.
A criancinha cresce a ver Morangos com Açúcar, cheia de pinta e tal, e torna-se mais exigente com os papás. Agora, já não lhe basta que eles estejam por perto. Convém que se comecem a chegar à frente na mota, no popó e numas férias à maneira.

A criancinha, entregue aos seus desejos e sem referências, inicia o processo de independência meramente informal. A rebeldia é de trazer por casa. Responde torto aos papás, põe a avó em sentido, suja e não lava, come e não limpa, desarruma e não arruma, as tarefas domésticas são «uma seca».
Um dia, na escola, o professor dá-lhe um berro, tenta em cinco minutos pôr nos eixos a criancinha que os papás abandonaram à sua sorte, mimo e umbiguismo. A criancinha, já crescidinha, fica traumatizada. Sente-se vítima de violência verbal e etc e tal.
Em casa, faz queixinhas, lamenta-se, chora. Os papás, arrepiados com a violência sobre as criancinhas de que a televisão fala e na dúvida entre a conta de um eventual psiquiatra e o derreter do ordenado em folias de hipermercado, correm para a escola e espetam duas bofetadas bem dadas no professor «que não tem nada que se armar em paizinho, pois quem sabe do meu filho sou eu».

A criancinha cresce. Cresce e cresce. Aos 30 anos, ainda será criancinha, continuará a viver na casa dos papás, a levar a gorda fatia do salário deles. Provavelmente, não terá um emprego. «Mas ao menos não anda para aí a fazer porcarias».
Não é este um fiel retrato da realidade dos bairros sociais, das escolas em zonas problemáticas, das famílias no fio da navalha?
Pois não, bem sei. Estou apenas a antecipar-me. Um dia destes, vão ser os paizinhos a ir parar ao hospital com um pontapé e um murro das criancinhas no olho esquerdo. E então teremos muitos congressos e debates para nos entretermos.

Artigo publicado na revista VISÂO online
 
.........................///..........................

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rede tecnológica arranca no Alentejo

In iGOV de 2011-01-13




Mais de vinte entidades do Alentejo e da Lezíria do Tejo uniram esforços para construir uma rede regional de ciência e tecnologia, co-financiada por fundos comunitários.

A iniciativa, cujo investimento ronda os 41,8 milhões de euros, destina-se a fomentar parcerias entre entidades científicas e empresarias, numa aliança que envolve 21 entidades, entre elas a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que irá liderar o consórcio.

Segundo avança a Agência Lusa, o Programa Estratégico do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT) resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional do Alentejo, InAlentejo.

Para dia 26 está prevista a assinatura do protocolo de financiamento do SRTT na Universidade de Évora, uma cerimónia que deve ser presidida pelo ministro da Economia, Vieira da Silva.

......................///........................

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

INICIATIVA TRANSFRONTERIZA PARA POTENCIAR EL OCIO DE CALIDAD EN LA RAYA

Extremadura y Alentejo, paraíso de ´slow cities´



Un estudio elaborado por la Consejería de Agricultura propone crear una marca innovadora para fomentar el turismo sin prisas.

11/08/2010 REDACCION (Hoy.es)

Vender Extremadura y el Alentejo portugués como lugares donde disfrutar de cada minuto sin prisas.

Esta es la finalidad de las slow cities , un sello que certifica a las poblaciones donde se lleva una vida tranquila y con el que se pretende dinamizar el panorama social, cultural y económico del medio natural a ambos lados de la frontera a través del turismo.

Para ello, previamente la Consejería de Agricultura y Desarrollo Rural ha desarrollado un estudio para identificar las actividades de ocio y tiempo libre predominantes en el medio rural de toda la región y el Alentejo gracias al Programa de Cooperación Transfronteriza España-Portugal 2007-2013.

Su propuesta es crear slow cities --ciudades lentas--, donde se da preferencia a la tranquilidad, y fomentar agencias y escuelas de turismo activo, que ya han experimentado otras comunidades autónomas.

También se plantea la creación de centros acuáticos activos, de una red extremeña y alentejana de espacios ornitológicos, centros multiaventuras, parques de aventuras en los árboles o incluso impulsar una red de barrancos, entre otras, aprovechando el patrimonio natural de las zonas implicadas.

DIAGNOSTICO PREVIO Previo a estas conclusiones para impulsar el turismo de forma innovadora, la consejería ha realizado un diagnóstico completo de la situación, la oferta y la demanda que ha servido para conocer el perfil de este sector empresarial y la tipología de sus clientes, entre otros aspectos.

Además, se ha llevado a cabo un análisis de las potencialidades de los territorios implicados a la hora de implantar y desarrollar nuevos proyectos, así como de las experiencias innovadoras que se puedan emprender.

El turismo ornitológico, de naturaleza y multiaventuras y las actividades acuáticas son, según este diagnóstico, las actividades estrella de la oferta y la demanda turística en ambas regiones.

De hecho, recoge el análisis, en más del 50% de las empresas extremeñas la oferta de actividades y servicios de turismo activo y ocio y tiempo libre está integrada principalmente por talleres de naturaleza para niños, observación de aves y senderismo.

En el caso del Alentejo, junto con el senderismo, las actividades que cobran más protagonismo son piragüismo, orientación, multiaventuras y rutas en bicicleta.

En cuanto al perfil de los empresarios de turismo activo y ocio, en ambos territorios se trata principalmente de hombres de entre 36 y 50 años de edad y con un nivel de formación medio alto, como menor especialización en Extremadura frente a la zona portuguesa.

Fijándonos en la clientela, son en su mayoría grupos de amigos, familiares, escolares y parejas de entre 18 y 35 años los que más se interesan por estas actividades.

En el 87,5% de los casos son de procedencia nacional.

Todos estos resultados y conclusiones servirán de documento guía para todas aquellas administraciones y empresas del sector ya existentes así como para todas las personas emprendedoras del medio rural extremeño y luso, que quieran desarrollar una actividad empresarial en este sector.

Además de estas propuestas innovadoras, el estudio propone seguir apostando por el valor turístico de otros elementos de la región tan conocidos como la Vía de la Plata, las Vías Verdes, el Parque Nacional de Monfragüe o el Centro Internacional de Innovación Deportiva en el Medio Natural El Anillo, poniendo en valor todos aquellos espacios que son de interés en la materia y ofertando actividades ligadas a estos lugares emblemáticos.

El desarrollo de esta iniciativa se ha llevado a cabo en el marco del proyecto Deméter, puesto en marcha en colaboración con la Agencia de Desarrollo Regional del Alentejo (Adral), cofinanciado con fondos Feder y dentro del Programa de Cooperación Transfronteriza España-Portugal 2007-2013 (Poctep).

...................///....................

domingo, 26 de dezembro de 2010

A todos os meus leitores e amigos desejo:

Um Feliz Natal e um Frutuoso 2011

Foto: Vista do Lago do Gadanha (Estremoz)
por José Capitão Pardal

domingo, 12 de dezembro de 2010

Regionalização: 5 federações assinam "Declaração de Évora"

Com a "Declaração de Évora", mais um passo foi dado na inevitabilidade constitucional de realizar a Regionalização.

E que tornará o Portugal da segunda década do século XXI, mais democrático, mais justo, mais culto, mais competente, mais rico e desenvolvido, enfim um Portugal Regionalizado e com uma única Região Alentejo.

....................///..................


Regionalização: PS Algarve nas 5 federações que assinam "Declaração de Évora"

12-12-2010 15:41:00 in "Observatório do Algarve"

Os presidentes de cinco federações distritais do PS, entre eles Miguel Freitas, do Algarve, subscreveram hoje um documento em que apontam a reforma do Estado e administração pública, incluindo a regionalização, como “um dos instrumentos principais para superar a crise”.

O documento foi assinado pelos presidentes das federações distritais socialistas de Évora, Portalegre, Porto, Algarve e Setúbal, respetivamente, Capoulas Santos, Jorge Martins, Renato Sampaio, Miguel Freitas e Vítor Ramalho.

A iniciativa, intitulada “Declaração de Évora”, surge no âmbito de um fórum dedicado à regionalização e à interioridade, que terminou hoje naquela cidade alentejana, promovido pela Juventude Socialista (JS) e pela Federação Distrital de Évora do PS.

Em declarações à Agência Lusa, à margem do seminário, Capoulas Santos assegurou que o encontro e a “Declaração de Évora” pretendem “recolocar o problema da regionalização na agenda política regional e nacional”.

Os subscritores do documento, explicou, propõem-se a “estabelecer uma plataforma de diálogo e de troca de informações permanente, cujo primeiro objetivo é, naturalmente, debater as questões políticas e tendo como prioridade o combate à crise económica e financeira”, disse.

Os cinco líderes federativos do PS consideram ainda que “um dos instrumentos principais, precisamente, para contribuir para superar a crise é a reforma do Estado e da administração, incluindo a regionalização”, afirmou.

“Entendemos que é possível, com uma administração reformada, mais eficaz e próxima dos cidadãos, racionalizar recursos, ser mais eficazes e reduzir despesa pública”, argumentou Capoulas Santos.

Segundo o líder da Federação Distrital de Évora, que é também vice-presidente da Comissão Política do PS, este documento em prol da regionalização vai, agora, ser alargado aos 21 presidentes de federação distritais e regionais do partido.

“Este é o primeiro passo para que a componente regionalista do partido assuma uma posição mais forte no seio” do PS, que lhe permita “liderar e recolocar na agenda este importante tema da regionalização”, frisou.

Seguidamente, Capoulas Santos pretende que “este movimento transvaze para a sociedade”, assumindo que vai procurar “estabelecer contactos com os demais partidos políticos e com cidadãos e organizações da sociedade”.

O objetivo é promover “um debate sereno, tranquilo, que permita recolocar o tema na agenda e criar condições para o referendo”. Sobretudo, acrescentou, procurando que “esse referendo tenha condições de ganhar por larga expressão”.

“Estamos convictos de que os problemas da crise económica e financeira, das assimetrias e da interioridade, podem resolver-se com uma administração mais reduzida, mais eficaz, mas reformulada.

A criação das regiões implicaria, desde logo, uma redução drástica do Governo central”, disse.

....................///..................

sábado, 27 de novembro de 2010

XVIII Cozinha dos Ganhões

Estremoz Marca

 
À diáspora estremocense e alentejana, e aos portugueses em geral, aconselho uma visita à cidade de Estremoz, onde decorre de 1 a 5 de Dezembro de 2010, no Parque de Feiras e Exposições, a "XVIII Cozinha dos Ganhões" evento por excelência da gastronomia alentejana.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Evoramonte está de Parabéns

O Castelo de Evoramonte foi considerado uma das 7 Maravilhas do Alentejo



Evoramonte e os evoramontenses estão de parabéns.


Como estão de parabéns:
o seu presidente da Junta de Freguesia, Bruno Oliveira;
o presidente da LACE - Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte, Eduardo Basso;
o município de Estremoz;
e todos aqueles que têm contribuído, de uma forma ou de outra para a manutenção e divulgação daquela preciosidade.

Caros leitores,


Subam a Evoramonte
e deliciem-se com a deslumbrante paisagem que se avista da torre do Castelo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Portugal e Espanha reiteram o carácter estratégico e prioritário do AVE extremenho

Pela sua importância para Portugal e para o Alentejo transcrevo o artigo do jornal "El Periódico da Extremadura", de 29/7, sobre a problemática das obras do TGV/AVE.

.....................///.......................

EL GOBIERNO REITERA EL CARACTER ESTRATEGICO DE UNA INFRAESTRUCTURA QUE NO SE VERA AFECTADA POR LA CONTENCION DEL GASTO.

España y Portugal consideran el AVE extremeño "absolutamente prioritario"

Fomento impulsará las obras con una inversión de 3.000 millones de euros con participación privada.Blanco se compromete a que todos los tramos estén en obras antes de que acabe la presente legislatura.

29/07/2010 D. BARRASA

el periodico extremadura


Viaducto sobre el río Alcazaba, junto a Pueblonuevo del Guadiana, tras realizar la prueba de carga.

Foto:JAVIER CALDERA


La conexión por alta velocidad entre Madrid y Lisboa es una infraestructura "absolutamente prioritaria" para los gobiernos de España y Portugal.

Así lo manifestaron los ministros de fomento de uno y otro país, José Blanco y Antonio Mendonça, que se citaron ayer en Pueblonuevo del Guadiana donde asistieron a una prueba de carga de un viaducto sobre el río Alcazaba, para reafirmar su apuesta acerca de esta infraestructura.

Se trata de un compromiso que no es nuevo en el caso del Ejecutivo español, aunque en esta ocasión se produce en un momento en el que se están redefiniendo las prioridades del Gobierno en materia de inversión.

Blanco reiteró el "compromiso inamovible" del ejecutivo extremeño con esta infraestructura que "que no se va a deterner bajo ninguna circunstancia", y por la que se seguirá apostando "con determinación en este nuevo escenario presupuestario".

Y lo hace, añadió, porque se trata de una "línea estratégica" en una doble vertiente, ya que "es una red prioritaria transeuropea", que conectará Lisboa con Madrid y París, y además "está concebida para el tráfico mixto, de pasajeros y de mercancías, que la va a hacer más eficiente y más competitiva".

COMPROMISO SIN FECHA Aunque ambos dirigentes evitaron poner fecha a la circulación de los trenes por esta línea, anunciaron la licitación de todos los tramos en los próximos meses.

Para ello, el ministro español anunció que en 2011 se pondrá a disposición de este proyecto 3.000 millones de euros (toda la línea entre Madrid y Badajoz tiene un presupuesto que ronda los 4.000 millones).

Esto supone una "inversión extraordinaria", dijo, que se instrumentará en régimen concesional, es decir, con participación público-privada, garantizando así la disponibilidad de fondos evitando que esta inversión quede sujeta a los Presupuestos Generales del Estado.

"Este es el esfuerzo, el compromiso y la garantía de que esta obra ya es imparable", comentó Blanco, quien aseguró que antes de que finalice el año todos los tramos del trayecto español estarán licitados, y antes de que finalice la legislatura (a mediados del 2011), todos ellos estarán en obras.

Preguntado por la fecha de finalización de las obras, Blanco dijo que se realizarán de forma "acompasada" a las del tramo portugués, y subrayó que la entrada en funcionamiento será "lo antes posible".

Y lo hará de forma simultánea, de tal manera que el primer tren que circule por la línea podrá realizar el trayecto entre ambas capitales nacionales.

En este sentido, el ministro luso, Antonio Mendonça, reconoció que las obras portuguesas --con más de 100 kilómetros en construcción-- van "más atrasadas" que las españolas aunque prevé que en septiembre podrían comenzar las actuaciones del primer tramo luso entre Palmela y España.

Las últimas cifras manejadas pon el gobierno portugués acerca de la finalización de las obras apuntan al 2013.

En el acto también estuvo el presidente de la Junta, Guillermo Fernández Vara, quien mostró su satisfacción por la unión de España y Portugal a través de alta velocidad, dos países que, dijo, "siempre" que han proyectado algo en común les "ha ido bien".

.........................///............................



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Portugal é o 27º Melhor país para viver


Imagem de Nossa Senhora de Fátima (Serra da Estrela)
Foto JCP
.....................///....................

por Susana Salvador (18/08/2010) DN Online

A revista norte-americana 'Newsweek' revelou a sua primeira lista dos melhores países do mundo tendo em conta cinco categorias distintas."Se nascesse hoje, que país lhe iria proporcionar a melhor oportunidade de viver uma vida saudável, segura, razoavelmente próspera e com capacidade de ascensão?"

No topo está um país nórdico, a Finlândia, havendo ainda outros três nas primeiras dez posições

Foi a esta pergunta que a revista norte-americana Newsweek quis responder no seu primeiro ranking dos melhores países do mundo.

A resposta acabou por ser Finlândia, com Portugal a surgir no 27.º posto, logo atrás da Grécia.

Num trabalho especial, a revista divulgou o resultado de vários meses de trabalho na análise de cinco categorias específicas: educação, saúde, qualidade de vida, dinamismo económico e ambiente político.

A média destes indicadores deu a lista final de 100 países, liderada pela Finlândia e com o Burkina Faso no último lugar.

"Há verdades que já sabíamos: os melhores países tendem a ser pequenos, ricos, seguros e frios", escreve a revista.

Mas uma análise mais específica dos dados (possível no site www.newsweek.com) permite examinar um importante número de tendências, quando se comparam países com populações ou rendimentos semelhantes.

Não há dúvida de que os nórdicos dominam nos dez primeiros da lista.

Além da Finlândia, em primeiro lugar, surge a Suécia em terceiro, a Noruega em sexto e a Dinamarca em décimo.

"Os melhores países do mundo parecem ter isto em comum: evitam a guerra, vivem na escuridão e mantém um estado constante de depressão e produtividade", indicou o escritor Andrei Codrescu, convidado pela revista a analisar este domínio nórdico.

No que respeita a Portugal, é nas áreas da saúde e do ambiente político que o país se destaca.

Em ambos está no 23.º lugar da lista.

O pior desempenho diz respeito ao dinamismo económico, no qual surgimos em 42.º lugar.

Os dados, referentes a 2008 e 2009, apontam por exemplo que são necessários seis dias para se começar um novo negócios e dois anos para se resolver uma insolvência.

Em relação ao crescimento produtivo, é de 21,8 dólares por pessoa - o de Singapura, país que ocupa a primeira posição neste indicador, é de 50,3.

Além deste ranking, a revista escolheu também os dez líderes mundiais que, diz, se podem admirar.

Entre eles está o brasileiro Lula da Silva, a chegar ao fim do seu segundo mandato, e o francês Nicolas Sarkozy, "amado no estrangeiro e odiado em casa".

A única mulher é a Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirlead, apelidada de "a construtora".

Da lista, curiosamente, não faz parte o americano Barack Obama.

...........................///............................

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Festas da Exaltação da Santa Cruz de Estremoz

As Festas da Exaltação da Santa Cruz decorrem na cidade de Estremoz de 3 a 5 de Setembro.

São organizadas pela paróquia de Santo André com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e constam de: cerimónias religiosas, espectáculos, alvoradas, corrida de touros, prova de tiro, animação de rua, concertos na igreja de S. Francisco, desporto e encontro de Bandas.