sábado, 7 de maio de 2011

Foi um Êxito o 1º Encontro de Antigos Alunos de Estremoz - Capítulo I

Realizou-se, no passado dia 23 de Abril (sábado de Páscoa) o 1º Encontro de Antigos Alunos de Estremoz, no qual estiveram presentes cerca de 200 pessoas, de várias épocas e das várias escolas de Estremoz, incluindo do antigo Colégio de São Joaquim.

O encontro foi um êxito e recebeu, de todos, rasgados elogios e incentivos à organização do 2º Encontro.

Pela minha parte e em nome daqueles que se empenharam na sua organização, não posso deixar de agradecer a todos os presentes, antigos alunos, professores e funcionários, o terem comparecido e tornar público um agradecimento, muito especial, ao Sr. Prof. Salema pelo entusiasmo e cooperação que demonstrou, na preparação e na recepção aos participantes no encontro, do qual, para além do "farto" almoço, foi ponto alto a visita à renovada e moderna Escola, agora Secundária Rainha Santa Isabel.

Vou-vos deixar com algumas, das muitas, fotografias tiradas nesse dia, demonstrativas do convívio vivido e da alegria demonstrada por todos.

Fotos de Luís Pardal e Tiago Pardal






















































































Muitas mais fotos se seguirão!...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sete desafios estratégicos e quatro questões-chave no programa do PS

Aqui vos deixo a notícia inserta no jornal "Negócios Online" de hoje, sobre a apresentação do programa do Partido Socialista para as eleições de 5 de Junho de 2011.

28 Abril 2011 09:44
Elisabete Miranda - elisabetemiranda@negocios.pt

...........................///.........................



Além da promessa de consolidação das contas públicas, o PS elege também o relançamento do crescimento económico como uma das suas prioridades de acção.
O caminho para lá chegar passa pela concretização de sete desafios estratégicos e quatro questões-chave.

Aumentar escolarização

Aumentar a taxa de escolarização dos jovens e o reforço das qualificações dos Portugueses, com o apoio da requalificação do parque escolar é o primeiro desafio assumido no programa eleitoral.

Prosseguir aposta nas energias renováveis

A aposta nas renováveis é para manter, para aumentar a eficiência energética, reduzir a dependência externa da economia nacional que importa a maior parte da energia, e consolidar um "cluster" industrial nacional.

Apoiar exportações

Com as exportações a liderarem a esperança da recuperação económica, o PS reafirma uma já consensual aposta e apoio ao sector exportador, de forte incorporação nacional. Em termos sectoriais são destacados os bens transaccionáveis e "áreas grande potencial para o nosso desenvolvimento, como o mar, as energias renováveis, a fileira florestal e agro-alimentar, o turismo".

Investir na ciência

"O investimento na Ciência, acompanhada da intensificação da articulação entre os sistemas de conhecimento e a inovação e a modernização tecnológica das empresas" é vital para reforçar a competitividade nacional. É, por isso, outro desafio estratégico.

Avançar na agenda digital

O PS quer assegurar que todo o território nacional fica coberto pelas redes de nova geração para o acesso à internet de alta velocidade.

Simplificação e modernização administrativas

Na senda dos programas "Simplex" que já lançou nos mandatos anteriores, José Sócrates propõe-se a prosseguir o esforço de desburocratização e simplificação das relações entre o Estado e os cidadãos. São prometidos mais programas, noutras áreas, e o aprofundamento dos já existentes.
Justiça e competitividade

A agilização da acção executiva, um dos cancros do sistema de justiça, é promessa eleitoral de Sócrates. Trata-se de medidas que já tinham sido apresentadas mas não foram concretizada, como a aceleração da execução de créditos e a cobrança de dívidas e a mais ágil liquidação de empresas em situação de insolvência e o pagamento aos seus credores.

Reforçar Cuidados de saúde

Fica ainda a promessa de "consolidar e qualificar as redes de cuidados de saúde e das redes de equipamentos sociais, para o reforço da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e das instituições de apoio social".

Inserção de jovens na vida activa

Para combater a elevada taxa de desemprego e de precarização dos jovens, propõe-se a intensificação de programas de estágio, de formação e um combate aos falsos recibos verdes. Recupera-se ainda a promessa de desbloquear os mecanismos de regulação profissional impeditivos das entradas dos jovens na vida profissional.

Reabilitação urbana

Recuperam-se as medidas que já tinham sido anunciadas, entre as quais incentivos à reabilitação e a simplificação das condições para realojamento dos inquilinos, quando isso seja necessário para fazer obras em imóveis arrendados.

Reorganizar o estado e sistema político

Volta o compromisso de um empenho na regionalização, e da revisão das leis para o Parlamento e as autarquias locais, sem distorcer a representatividade.
 
...........................///..........................

segunda-feira, 25 de abril de 2011

"EU CONHEÇO UM PAÍS..."

Remeteram-me recentemente um mail com o texto abaixo, pertensamente, da autoria do Director-Adjunto do jornal Expresso, Nicolau Santos, que vos deixo para vossa leitura.

........................///................................

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende no exterior para dezenas de mercados.

Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito leve que já ganhou prémios internacionais.

Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.

Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa.

Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia através das ondas do mar e do vento.

Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os de toda a EU.

Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PMES.

Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.

Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para o mercado mundial.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.

Eu conheço um país que produz um vinho que em duas provas ibéricas superou vários dos melhores vinhos espanhóis.

Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis.

Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade pelo Mundo.

Eu Luís Pirão, acrescento mais uns pontos à lista do Nicolau Santos:

Eu conheço um país que é segundo em net de banda larga na Europa.

Eu conheço um país que tem uma capital com eventos culturais fantásticos que fazem frente a qualquer cidade do mundo. Que tem potencialidades turísticas ilimitadas com restaurantes para todas as carteiras e com comida deliciosa, assim como alojamento para todas as bolsas e de razoável qualidade. Basta ir a Londres e ver toda a gente a comer sandwiches no jardim pois a alimentação atingiu preços exorbitantes nos restaurantes.

Eu conheço um país com uma história ímpar que ligou todos os continentes comercialmente pela primeira vez na história da humanidade no século XVI.

Eu conheço um país que tem a sua selecção de futebol neste mês de Maio no 3.º lugar do ranking mundial em mais de 200 nações, só o Brasil e a Espanha estão à frente com poucos pontos de diferença.

Eu conheço um país que conquistou meio mundo no século XVI com base no respeito pelos outros povos, com base nas trocas comerciais, com base na diplomacia.

Eu conheço um país que venceu os seus compatriotas espanhóis pela força de vontade de um homem chamado Nuno Álvares Pereira e que permitiu a paz para a nação se lançar nos descobrimentos marítimos.

Eu José Lopes, acrescento mais uns pontos à lista do Nicolau Santos e do Luís Pirão:

Eu conheço um País que está a criar um medicamento que previne e combate a obesidade.

Eu conheço um País que produz os melhores sapatos do mundo.

Eu conheço um País que produz os fatos usados na Fórmula 1 e nos astronautas da NASA.

Eu conheço um País que produz o melhor software de GPS do mundo.

Eu conheço um País que faz os melhores lasers do mundo, utilizados na medicina e na indústria aeroespacial.

Eu conheço um País que tem um monumento que tem 6 orgãos, sendo o único no mundo (Convento Mafra).

Eu conheço um País que produz os adereços utilizados pela indústria cinematográfica de Hollywood.

Eu conheço um País que tem a maior variedade gastronómica do mundo.

Eu conheço um País que criou a única palete de cores para leitura de daltónicos.

O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país aquele em que vive...

PORTUGAL !!!

Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo, Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo.

Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Vodafone Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em Portugal um sistema que permite quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os estabelecimentos da cadeia em todo o mundo).

É este o País de sucesso em que também vivemos, mas nós só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso. É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso.

Vamos mudar a nossa mentalidade para ajudarmos o nosso país que tanto precisa de nós, vamos dar o primeiro passo e falar coisas positivas e optimistas.

.....................///.....................

quarta-feira, 30 de março de 2011

ENCONTRO DE ACTUAIS E ANTIGOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS DE ESTREMOZ


A 23 de Abril (Sábado de Páscoa)
(por altura da FIAPE, com Almoço Convívio)

Preços do Almoço:

Adultos: 18,00 €
Menores dos 6 aos 12 anos: 9,00 €
Crianças até aos 5 anos: Grátis

Inscrições: mail:


ou

Telemóveis: 967008000 ou 963520369

Devem indicar:
Nº Total de Presenças (nº de Adultos, nº de Menores de 6 a 11 anos, nº de Crianças até aos 5 anos) e Eventual interesse em compartilharem a Mesa do Almoço com outro(a) Colega.

Inscrições até dia 16/4.

Atenção: Devem confirmar a vossa presença para os contactos indicados mais acima, com antecedência, dado que o número de lugares da sala é limitado.

Iniciamos o nosso encontro com uma concentração junto à Escola, pelas 10 horas, a que se seguirá uma visita guiada à mesma (NÃO A VÃO RECONHECER).

O Almoço Convívio começa às 12,30 horas, no Restaurante João do Cantinho.

O encontro é aberto a todos os antigos e actuais alunos, professores e funcionários das Escolas de Estremoz (incluindo os respectivos familiares), incluindo o antigo Colégio de S. Joaquim.

Compareçam a este reencontro de amigos e colegas, com quem passaram alguns dos melhores anos da vossa vida.

Divulguem esta nota por todos os vossos contactos (telefone, fax, email, facebook, twiter, hi5, "passa palavra" ou outro meio).

Os colegas que têm a seu cargo a organização deste evento são: Álvaro Ramos, António Mourato, José Capitão Pardal, Leonel Paínho, Luís Eustáquio, Manuel Gato e Paulo Borda de Água.

sábado, 19 de março de 2011

Muerte y resurrección de Keynes

Muita atenção à explicação/lição do Prof. Pavón.

Para compreendermos melhor a situação em que nos encontramos e as razões da falta de respostas para os problemas económicos que nos são colocados, como o desemprego e outros.

Situações novas para as quais a ciência económica ainda não encontrou respostas contundentes.

.....................///........................

 
 
....................///.........................

quinta-feira, 17 de março de 2011

CARTA ABERTA A TODOS NÓS, PAIS e MÃES

Recomendo a todos a leitura total desta "CARTA ABERTA A TODOS NÓS, PAIS e MÃES", apresentada na página do Facebook, de João Duarte Barbosa.

Eu, que sou da sua geração, compreendo perfeitamente as suas palavras e entendo que, de tanto que quisemos dar aos nossos filhos, não os preparámos devidamente, para enfrentarem as dificuldades que hoje têm pela frente.

................///.....................




(texto disponibilizado pela minha filha Paula de 37 anos)


Geração à Rasca - A Nossa Culpa

Um dia, isto tinha de acontecer.

Existe uma geração à rasca?

Existe mais do que uma!

Certamente!

Está à rasca a geração dos pais que educaram os seus meninos numa abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades e escondendo-lhes as agruras da vida.

Está à rasca a geração dos filhos que nunca foram ensinados a lidar com frustrações.

A ironia de tudo isto é que os jovens que agora se dizem (e também estão) à rasca são os que mais tiveram tudo.

Nunca nenhuma geração foi, como esta, tão privilegiada na sua infância e na sua adolescência.

E nunca a sociedade exigiu tão pouco aos seus jovens como lhes tem sido exigido nos últimos anos.

Deslumbradas com a melhoria significativa das condições de vida, as últimas gerações vingaram-se das dificuldades em que foram criadas, no antes ou no pós 1974, e quiseram dar aos seus filhos o melhor.

Ansiosos por sublimar as suas próprias frustrações, os pais investiram nos seus descendentes: Proporcionaram-lhes os estudos que fazem deles a geração mais qualificada de sempre (já lá vamos...).

Deram-lhes uma vida desafogada, mimos e mordomias, entradas nos locais de diversão.

Deram-lhes cartas de condução e 1º automóvel, depósitos de combustível cheios, dinheiro no bolso para que nada lhes faltasse.

Mesmo quando as expectativas de primeiro emprego saíram goradas, a família continuou presente, a garantir aos filhos, cama, mesa e roupa lavada.

Durante anos, acreditaram estes pais e estas mães estar a fazer o melhor.

O dinheiro ia chegando para comprar (quase) tudo, quantas vezes em substituição de princípios e de uma educação para a qual não havia tempo, já que ele era todo para o trabalho, garante do ordenado com que se compra (quase) tudo.

E éramos (quase) todos felizes.

Depois, veio a crise, o aumento do custo de vida, o desemprego, ...

A vaquinha emagreceu, feneceu, secou.

Foi então que os pais ficaram à rasca.

Os pais à rasca não vão a um concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome fiado.

Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a pais.

São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração.

São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ser obrigados a dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que, por isso, eles não suportam, nem compreendem.

Porque eles têm direitos, porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas,porque lhes disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que já ninguém lhes pode dar!

A sociedade colhe assim hoje os frutos do que semeou durante pelo menos duas décadas.

Eis agora uma geração de pais impotentes e frustrados.

Eis agora uma geração jovem altamente qualificada, que andou muito por escolas e universidades mas que estudou pouco e que aprendeu e sabe na proporção do que estudou.

Uma geração que colecciona diplomas com que o país lhes alimenta o ego insuflado, mas que são uma ilusão, pois correspondem a pouco conhecimento teórico e a duvidosa capacidade operacional.

Eis uma geração que vai a toda a parte, mas que não sabe estar em sítio nenhum.

Uma geração que tem acesso a informação sem que isso signifique que é informada.

Uma geração dotada de trôpegas competências de leitura e interpretação da realidade em que se insere.

Eis uma geração habituada a comunicar por abreviaturas e frustrada por não poder abreviar do mesmo modo o caminho para o sucesso.

Uma geração que deseja saltar as etapas da ascensão social à mesma velocidade que queimou etapas de crescimento.

Uma geração que distingue mal a diferença entre emprego e trabalho, ambicionando mais aquele do que este, num tempo em que nem um nem outro abundam.

Eis uma geração que, de repente, se apercebeu que não manda no mundo como mandou nos pais e que agora quer ditar regras à sociedade como as foi ditando à escola, alarvemente e sem maneiras.

Eis uma geração tão habituada ao muito e ao supérfluo que o pouco não lhe chega e o acessório se lhe tornou indispensável.

Eis uma geração consumista, insaciável e completamente desorientada.

Eis uma geração preparadinha para ser arrastada, para servir de montada a quem é exímio na arte de cavalgar demagogicamente sobre o desespero alheio.

Há talento e cultura e capacidade e competência e solidariedade e inteligência nesta geração?

Claro que há.

Conheço uns bons e valentes punhados de exemplos!

Os jovens que detêm estas capacidades-características não encaixam no retrato colectivo, pouco se identificam com os seus contemporâneos, e nem são esses que se queixam assim (embora estejam à rasca, como todos nós).

Chego a ter a impressão de que, se alguns jovens mais inflamados pudessem, atirariam ao tapete os seus contemporâneos que trabalham bem, os que são empreendedores, os que conseguem bons resultados académicos, porque, que inveja!, que chatice!, são betinhos, cromos que só estorvam os outros (como se viu no último Prós e Contras) e, oh, injustiça!, já estão a ser capazes de abarbatar bons ordenados e a subir na vida.

E nós, os mais velhos, estaremos em vias de ser caçados à entrada dos nossos locais de trabalho, para deixarmos livres os invejados lugares a que alguns acham ter direito e que pelos vistos - e a acreditar no que ultimamente ouvimos de algumas almas - ocupamos injusta, imerecida e indevidamente?!!!

Novos e velhos, todos estamos à rasca.

Apesar do tom desta minha prosa, o que eu tenho mesmo é pena destes jovens.

Tudo o que atrás escrevi serve apenas para demonstrar a minha firme convicção de que a culpa não é deles.

A culpa de tudo isto é nossa, que não soubemos formar nem educar, nem fazer melhor, mas é uma culpa que morre solteira, porque é de todos, e a sociedade não consegue, não quer, não pode assumi-la.

Curiosamente, não é desta culpa maior que os jovens agora nos acusam.

Haverá mais triste prova do nosso falhanço?

Pode ser que tudo isto não passe de alarmismo, de um exagero meu, de uma generalização injusta.

Pode ser que nada/ninguém seja assim.

Pode ser...

.........................///........................

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CARNAVAL DE ESTREMOZ - 2011

Realizam-se nos próximos dias 6 e 8 de Março, pelas 15 horas, os desfiles do CARNAVAL DE ESTREMOZ - 2011.

Não faltem.

Foto: Carnaval de Estremoz - 2009 (José Capitão Pardal)

Caros amigos e leitores

Aproveitem o fim de semana, desloquem-se a Estremoz e acompanhem o seu Carnaval.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Portugal é líder online

Sem comentários e para conhecimento dos meus leitores, junto notícia inserta no jornal "Correio da Manhã" de hoje, sobre os serviços online em Portugal e na União Europeia.

......................///.......................
Portugal é primeiro país da União Europeia (UE) em sofisticação e disponibilidade de serviços públicos online.

É o que atesta um relatório da Comissão Europeia que hoje será revelado.



Texto e foto in Correio da Manhã (versão online) de 0h30 de 2011/02/21

Por: Manuela Teixeira

Segundo o estudo do ‘eGov Benchmark’ referente a 2010, o programa Governo Electrónico consegue atingir os 100% nos seus serviços públicos online dirigidos a cidadãos e empresas, com valores acima da UE.

O documento, a que o CM teve acesso, refere a evolução nos últimos seis anos, revelando que Portugal passou de uma posição abaixo da média europeia para a liderança.

No relatório de 2004, Portugal estava na 16ª posição em matéria de disponibilidade e na 14ª no nível de sofisticação. Em 2005, antes do arranque do Plano Tecnológico, Portugal apresentava um nível de disponibilidade de 40% e um nível de sofisticação de 68%.

Entre os 27 da União Europeia, Irlanda, Malta, Áustria e Suécia são os outros países que apresentam também níveis máximos de eficiência.

Portugal conquista o topo da lista na soma dos melhores resultados em todos os parâmetros. O relatório da Comissão Europeia destaca a eficácia Cartão de Cidadão, da Empresa Online, a declaração electrónica de impostos e os serviços da Segurança Social.

O programa Simplex, lançado em 2007, é também referido no estudo, como uma medida que alargou a disponibilidade dos serviços administrativos via internet.

...

.........................///......................

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Rim 2011: Proteja os seus rins, salve o seu coração

Por se tratar de um assunto de interesse geral, nomeadamente, para aqueles que já têm problemas ao nível da função renal, aqui vos deixo a notícia inserta no "CiênciaPT".

........................///.........................


Escrito por CienciaPT

09-Feb-2011

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia assinala, no dia 10 de Março, o Dia Mundial do Rim, este ano subordinado ao tema “Proteja os seus rins, salve o seu coração”, focando a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares. Esta ligação, reconhecida por ser tão importante, sublinha que os indivíduos que sofrem de doença renal crónica estão mais susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares complicadas, nomeadamente o enfarte do miocárdio.

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia irá levar a cabo diversas iniciativas por todo o país, nomeadamente acções de sensibilização em escolas e universidades seniores, de modo a alertar a população para o problema da doença renal crónica. Em todo o mundo, mais de cem Países vão assinalar a efeméride.

Uma das principais funções dos rins, que se assemelha à função de um filtro, consiste na “limpeza” do sangue dos resíduos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo (metabolismo). Mas, para além disso, têm uma função muito importante na regulação da quantidade de água e sal, no controlo da tensão arterial, na quantidade de sangue produzida pela medula óssea, na produção de vitamina D e, de uma forma geral, no equilíbrio das funções endócrinas do corpo.

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica, considerando qualquer uma das suas cinco fases ou estádios de evolução.

A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação. Na fase mais avançada da evolução da doença, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante.

Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal, e por esse motivo já a necessitar de diálise, ou, nos casos em que isso é possível, de serem transplantados. Em Portugal existem actualmente cerca de dezasseis mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

......................///.....................

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Petição Pela Construção da Variante de Estremoz do IP2

Caros amigos

Não esqueçam

Petição Pela Construção da Variante de Estremoz do IP2
http://www.peticaopublica.com/

PELA CONSTRUÇÃO DA VARIANTE A ESTREMOZ DO IP2/EN 18



• Os estremocenses esperam há muitos anos pela construção da Variante de Estremoz ao IP2/EN18 que tarda.